Top 7 | Melhores aberturas dubladas de animes clássicos

Top 7 | Melhores aberturas dubladas de animes clássicos

Autor: 216

Quem assiste anime hoje em dia provavelmente tem como referência as aberturas e vozes originais dos mesmos. Acontece que, antes da internet, quem gostava das animações nipônicas tinha que esperar até que elas chegassem às telinhas brazucas para poder assistir. O negocio é que nenhuma emissora que se preze exibiria os programas com áudio original, afinal de contas o público alvo ainda eram as crianças. Por isso, empresas especializadas eram contratadas para nacionalizar os animes com vozes brasileiras. Quem não se lembra do bom e velho “versão brasileira Herbert Richards/Álamo” antes daquele programa favorito?

Mas se alguém pensa que ter animes dublados em português foi penoso está muito enganado, os anos 1990 e inicio dos 2000 foram recheados com algumas das melhores e mais consagradas vozes do cenário nacional. Mas além das vozes, a maioria dos animes também contava com outro elemento especial, um capaz de grudar na mente e hipnotizar crianças de frente para a TV: as aberturas.

Foi uma época de ouro em que os estúdios de dublagem criaram músicas emocionantes e únicas, que viraram verdadeiros hinos entre os fãs que, até hoje, ainda cantam com orgulho nos eventos e Comic Cons da vida. É com esse espírito de nostalgia que o Uber7 decidiu fazer uma listinha especial com sete das melhores aberturas de animes dublados da TV.

7 – Shurato

Lançado em meados de 1989, ‘Shurato’ aproveitou-se quase que completamente do sucesso de ‘Cavaleiros do Zodíaco’ para se lançar no mercado com a mesma premissa: cavaleiros de armadura sagrados que protegem uma deusa. Mesmo assim, em uma época em que os espectadores eram menos criteriosos, o anime conseguiu uma base de fãs e se destacou. E apesar de cenas de luta entre o personagem principal contra seu eterno amigo Gai para salvar o Mundo Celestial, o anime marcou também pela canção de abertura, feita pelo estúdio Dublavídeo para exibição no Brasil nos anos 1990, com a elogiada voz de Graça Cunha.

‘Shurato’ foi exibido pela Rede Manchete e posteriormente pela Rede TV.

6 – Cavaleiros do Zodíaco

Possivelmente um dos animes de maior sucesso do país, pouco precisa ser dito sobre os ‘Cavaleiros do Zodíaco’. O anime estreou no Brasil em setembro de 1994 pela Rede Manchete, e permaneceu na programação do canal até 1997, a dublagem foi feita pelo extinto estúdio de dublagem Gota Mágica, com uma segunda versão feita pela Álamo. A série foi reprisada pelo Cartoon Network em 2003 e pela Band em 2004.

A abertura clássica do anime, intitulada “Pegasus Fantasy“, foi cantada em português por Edu Falaschi, vocalista da banda de rock Angra na época.

5 – Dragon Ball

Quem não se lembra daqueles bons momentos assistindo ‘Dragon Ball’ de manhã no Bom Dia & Cia em meados de 1996? Se você já era grande o suficiente para se lembrar então sabe que a primeira abertura da série foi uma das coisas que ajudou a solidificar o anime nas mentes dos mais nostálgicos. A versão original da canção foi gravada pelo Gota Mágica, que dublou apenas 60 episódios da série, mas foi refeita pela Álamo em 2001 com todos os 153 episódios.

4 – Inuyasha

‘Inuyasha’ teve sua exibição prejudicada durante o período em que ficou no ar na Globo, isso porque o anime contém cenas consideradas pesadas para o horário da manhã, o que é verdade. Por isso, assim como ‘Samurai X’, foi gravemente editado. A diferença é que ‘Samurai X’ foi totalmente exibido pela emissora, que não deu a mesma chance ao anime de Rumiko Takahashi.

Ainda assim, a abertura dublada da série, intitulada “Mudar o Mundo”, ficou no ar tempo o suficiente para nos viciar e ir correndo pro Cartoon Network depois do cancelamento.

3 – Pokémon

Com um anime ainda em exibição até os dias de hoje, a musica original de abertura de Pokémon é provavelmente uma das mais populares. Sucesso também em diferentes idiomas, o hit “Temos Que Pegar” é facilmente reconhecido até por quem não gosta do anime.

Sucesso no Brasil desde 1999, a canção foi gravada com a voz de Janaína Bianchi aos 31 anos, enganando a todos que achavam e a musica era cantada por um garoto entre 12 e 13 anos.

2 – Yu Yu Hakusho

Assim como ‘Cavaleiros do Zodíaco’, ‘Yu Yu Hakusho’ alçou voo na extinta rede Manchete. E, assim como a série dos protetores de Athena, a abertura de ‘Yu Yu’, “Sorriso Contagiante”, se tornou um hino entre os fã do anime que tiveram a oportunidade de assisti-la na TV aberta. A música conta com a voz de Luís Henrique e foi gravada para a série em 1997.

1 – Dragon Ball Z e GT

1.1

O primeiro lugar não poderia ser e outro que não ‘Dragon Ball Z’, um dos animes mais rentáveis e populares do mundo. Diferente de seu antecessor, que focava muito na comédia e aventura, a parte Z da série tem como alvo principal a porrada. São episódios de lutas e mais lutas desde Goku contra Vegeta até Cell, passando por Freeza. E a primeira abertura da série é excelente em fazer essa transição entre o parte infantil de ‘Dragon Ball’ até as lutas mais adulta de ‘Dragon Ball Z’. Intitulada “Chala Head Chala”, a música foi gravada pela Álamo para o Brasil com voz de Rodrigo Firmo.

1.2

A segunda abertura de ‘Dragon Ball Z’, mais especificamente feita para a saga Majin Boo, foi gravada pelo cantor e diretor musical da Álamo, Anísio Mello Jr., com a adaptação de Wendell Bezerra, dublador oficial do Goku. A canção marcou a adolescência de muitos que esperaram anos até o retorno da série após a saga dos Androides, exibida anteriormente pela Band. A letra conta sobre perigos, amizade e vitória.

1.3

Todos sabem, e concordam, que ‘Dragon Ball GT’ é um verdadeiro desastre. A saga é tão ruim que ela não apenas não é considerada parte do cânone da série, como nem o próprio criador, Akira Toriyama, foi o responsável por trazer essa abominação à vida. Entretanto, verdade seja dita, a abertura de ‘Dragon Ball GT’ é reconhecida por muitos como uma das mais bonitas do anime.

Menções honrosas

‘Sailor Moon’, ‘Bucky’, ‘Sakura Card Captors’, ‘El Hazard’ e ‘Tenchy Muyo’.

Compartilhe nas redes sociais:
Everson Araujo

Jornalista, aspirante a escritor, professor de inglês, executivo e grisalho. Geek de nascença, é viciado nas melhores séries de TV, quadrinhos e animes, tanto da atualidade quanto os clássicos. Amante de cinema e crítico, Everson vê no universo dos livros a incrível sensação de escape do mundo real.

Leia Também

Top 7 | Melhores aberturas de desenhos dos anos 90

Top 7 | Melhores aberturas de desenhos dos anos 90

Top 7 | Melhores animes disponíveis no catalogo da Netflix

Top 7 | Melhores animes disponíveis no catalogo da Netflix

Especial | Melhores romances em animes

Especial | Melhores romances em animes

Por que o anime ‘Yuri!!! on ICE’ se tornou tão popular?

Por que o anime ‘Yuri!!! on ICE’ se tornou tão popular?

Adicione Um Comentário.