Review | Game of Thrones apresenta nova batalha épica

Review | Game of Thrones apresenta nova batalha épica

Autor: 113

Game of Thrones’ costuma guardar a maior parte da ação para o final da temporada, principalmente no já clássico “penúltimo episódio”. Mas “The Spoils of War” fugiu dessa regra e mandou ver logo no quarto fim de semana da sétima temporada – ok, serão apenas sete desta vez, mas ainda assim foi uma surpresa ver tantas coisas legais acontecendo quase simultaneamente.

Essa review possui spoilers do episódio The Spoils of War(s07e04)

Começando em Porto Real, Cersei confirmou o pagamento da dívida da Coroa com o Banco de Bravos e ainda comentou sobre um contato com a Companhia Dourada, grupo famoso nos livros mas pouco conhecido pelos fãs que assistem apenas à série. Trata-se de uma organização de mercenários criada em Essos por exilados westerosi ligados à linhagem Blackfyre. Para quem não sabe, houve uma rebelião da família Blackfyre na época dos Targaryen com o objetivo de reivindicar o Trono de Ferro.

Faria sentido eles apoiarem Cersei na série, mesmo sendo um caminho distinto do traçado por eles nos livros, por ser o lado inimigo dos Targaryen. O problema é que os serviços dos mercenários são caríssimos. Será que a líder Lannister vai ter tanto dinheiro assim?

game of thrones s07 tycho nestoris

Subindo até Winterfell, Arya finalmente retornou para casa. A condução da volta dela para dentro do castelo de sua família foi bastante coerente, com os guardas duvidando que ela realmente fosse quem dizia ser. Uma vez lá dentro, a tônica se manteve e o reencontro da jovem com Sansa foi muito bom. Elas nunca foram muito próximas, devido às diferenças de personalidade que se mostravam óbvias desde sempre, mas tantos traumas logicamente fariam com que elas ficassem felizes ao se reencontrarem.

Arya também reencontrou Bran em uma cena que deu um indício importante: aparentemente ele explicou mais sobre as visões para Sansa do que foi mostrado nos episódios anteriores. Desta vez, o novo Corvo de Três Olhos provou ter poderes falando sobre a lista de mortes que Arya construiu.

Para fechar a participação da garota, uma cena incrível de treinamento com Brienne. Muito tempo depois do encontro entre as duas, a pequena Stark se mostrou extremamente habilidosa em combate, com uma dose de arrogância. Ao ser perguntada quem havia ensinado tudo aquilo a ela, Arya apenas responde: “Ninguém”. Que linha de diálogo, meu Deus!

game of thrones arya brienne

Ainda em Winterfell, Mindinho tenta uma aproximação com Bran dando-lhe a adaga de aço valiriano que ficou bastante popular em teorias recentes sobre a série. O destaque foi para o total desinteresse do garoto e a cara de assustado de Petyr Baelish quando Bran falou “o caos é uma escada”. Para quem não pegou a referência, Mindinho havia falado exatamente esta frase para Varys em um diálogo na Fortaleza Vermelha há várias temporadas, de forma que seria impossível Bran ter conhecimento sobre ela. A adaga deve ser um símbolo do declínio de Mindinho em um futuro próximo.

E muita gente se perguntou, mas não, Petyr Baelish não estava na lista de Arya.

game of thrones s07 littlefinger

Ainda sobre Bran, ele pareceu ter rompido de vez o ciclo de Meera Reed na série. Ao anunciar que iria para casa, ela esperava alguma reação de afeto e gratidão, mas ficou só com um “obrigado” mesmo. Bran deixou claro que não é mais o mesmo e ainda foi utilizada a metáfora de que ele “morreu” no ataque de wights à caverna Pra Lá da Muralha. Esta afirmação não foi literal, mas uma força de expressão para simbolizar a mudança na personalidade do rapaz.

+Leia também: Review | Game of Thrones s07e03: Queen’s Justice

Em Pedra do Dragão, antes de chegar a notícia de que os planos de Tyrion haviam dado errado, rolou um clima entre Daenerys e Jon. Quando ele a convida para visitar a montanha de vidro de dragão, ela ficou impressionada com as pinturas rupestres que mostravam Homens da Floresta e Primeiros Homens lutando juntos contra os Caminhantes Brancos. Ainda assim, cobrou que ele se ajoelhasse, o que não rolou.

Aí já podemos pular para a parte mais épica do episódio – e a melhor da temporada até aqui. O ataque de Daenerys ao exército Lannister foi algo magistral. Relevando o lapso temporal difícil de entender, o que vimos foi mais uma das melhores batalhas já feitas na TV. Uma ofensiva violenta e brutal dos dothraki contra soldados westerosi mostrou algumas facetas dessa guerra entre duas rainhas que promete ainda mais episódios incríveis.

O estilo de combate dos dothraki pode ser facilmente comparado aos War Boys, de ‘Mad Max: Estrada da Fúria‘. Eles não têm medo de morrer e intimidam pelo barulho, atacam com força e paixão. A conexão entre soldado e cavalo (em ‘Mad Max‘, entre os soldados e os carros) é muito maior do que um cidadão comum é capaz de construir. O nível de confiança é tão grande que permite manobras malucas durante lutas insanas (“surfar” em pé nos cavalos em GoT, pular de lá para cá nos veículos em ‘Mad Max‘), em cenas de encher os olhos.

Além disso, diferentemente da Batalha dos Bastardos, desta vez era difícil escolher um dos lados. Jaime e Bronn são personagens queridos por muitas pessoas já há alguns anos, Dickon Tarly foi apresentado de forma simpática, então foi construída uma atmosfera de dúvida quanto ao questionamento “para quem eu vou torcer: personagens legais mas do lado ruim ou personagens legais, queridos, com um exército de cavalos e um dragão bestial?”

game of thrones s07 dothraki

Com uma divisão razoável no tempo de tela entre os lados combatentes, as visões mais interessantes da batalha vieram com Bronn. Ele percorreu os campos incendiados, desviando-se de golpes e desferindo outros vários, protagonizando um excelente plano sequência, passando por uma perseguição de tirar o fôlego e chegando no uso do Escorpião, arma desenvolvida para matar dragões.

O episódio trouxe o estabelecimento de Bronn como um personagem importante e com mais maturidade. O símbolo definitivo desse desenvolvimento foi o momento em que ele deixou o dinheiro cair e não voltou atrás e, posteriormente, com a tentativa de acertar o dragão inimigo com a balista gigante.

game of thrones s07 bronn

Outro que mostrou sua essência foi Jaime. O Jaime guerreiro é muito, mas muito mais legal que o Jaime muleta da irmã. Apesar de estar do lado enfraquecido e lutando contra um dragão enorme, ele não estremeceu e ficou lá até vislumbrar uma chance de vitória. Depois que Bronn acertou Drogon e Daenerys tentava tirar a flecha da asa dele, já no chão, o comandante da Guarda Real não pensou duas vezes antes de pegar uma lança e cavalgar em direção à inimiga, tal qual em uma justa, pronto para espetá-la pelas costas.

Seria seu segundo regicídio, sua segunda vítima Targaryen, mataria pai e filha… mas havia um Drogon no caminho (risos). Provavelmente ele não morrerá afogado, apesar de ser um desafio escapar daquele lago com uma armadura tão pesada. Ele é o ponto de vista confiável para contar o que aconteceu e o único que pode contar a Cersei quem foi a verdadeira responsável pela morte de Joffrey. Então grandes chances de ele aparecer vivo em algum canto no próximo episódio.

game of thrones s07 jaime drogon

Depois de tanta adrenalina, a expectativa seria a de que o ritmo voltasse a desacelerar. Porém, pelo teaser do próximo episódio, já dá para ver que não vai dar tempo não. O alvo agora é a Muralha, pois os White Walkers estão chegando. Ah, que temporada boa!

Compartilhe nas redes sociais:
Filipe Rodrigues

Jornalista, apaixonado por futebol, nerd e leonino. Apesar de acompanhar tudo o que acontece no mundo dos esportes, escolheu o universo das nerdices pra dedicar seu tempo produtivo e criativo. Gosta muito de Superman; entre Vingadores e X-Men fica com os mutantes; adora coisas nostálgicas como Digimon, Power Rangers e Dragon Ball; e seu filme favorito agora é Mad Max: Estrada da Fúria!

SAIBA MAIS SOBRE

Leia Também

Review | Cersei é destaque no terceiro episódio de GoT

Review | Cersei é destaque no terceiro episódio de GoT

As diferentes versões do tema de Game Of Thrones

As diferentes versões do tema de Game Of Thrones

Especial | Teorias sobre o futuro de Game of Thrones

Especial | Teorias sobre o futuro de Game of Thrones

Game of Thrones | Jogo Dos Tronos ou Jogo Das Traições?

Game of Thrones | Jogo Dos Tronos ou Jogo Das Traições?

Adicione Um Comentário.