Perfil | Pantera Negra

Perfil | Pantera Negra

Autor: 193

O Pantera Negra surgiu em meados de 1966, em meio às páginas da edição 52 do Quarteto Fantástico, idealizado por duas das mentes mais influentes dos quadrinhos de todos os tempos: Stan Lee e Jack Kirby. Nesta primeira aparição – que hoje pode ser vista no encadernado Pantera Negra: uma nação sob nossos pés, publicado pela Panini ano passado – T’Challa põe a força dos membros do Quarteto à prova numa série de testes, após convidá-los para conhecer Wakanda, até então uma nação desconhecida do restante do mundo.

Nos anos seguintes à criação, o personagem apenas estampou algumas revistas dos colegas de collant, como as dos Vingadores, Demolidor, Doutor Destino e Capitão América. O Pantera Negra tornou-se muito importante para a história dos quadrinhos por ser o primeiro super-herói negro a protagonizar a própria série, o que ocorreu em julho de 1973, quando engatou um arco mensal a partir de uma publicação no volume Jungle Action #5.

Com roteiros de Don MacGregor e ilustrações de Billy Graham, as primeiras aventuras solo do personagem já passaram a explorar temas considerados fora da curva do universo dos quadrinhos de super-heróis, principalmente levando-se em consideração a época nas quais foram lançadas. Ao invés de apenas derrotar algum super vilão colorido que almeja conquistar o mundo como de praxe, T’Challa estreou impedindo uma revolta armada que ameaçava desestabilizar Wakanda.

Os enredos do Pantera Negra costumam englobar críticas político-sociais e às questões raciais, o que torna suas HQs mais maduras e reflexivas, diferenciando o personagem dos demais heróis comuns. A primeira edição da mensal Pantera Negra foi publicada pela Marvel em 1977, por Jack Kirby.

ORIGEM

Pantera negra 6

T’Challa pertence a uma família que há séculos governa e protege Wakanda, nação mais importante econômica e tecnologicamente das HQs da Marvel, escondida no continente africano e que detém a maior reserva de vibranium – metal extremamente raro – do mundo. Sua dinastia também comanda o importante clã Pantera. Ele está entre os homens mais influentes do planeta.

Antes de vestir a máscara do Pantera, T’Challa acumulou experiências pessoais traumáticas. A mãe, N’Yami, morreu quando deu à luz a ele. O pai, T’Chaka, foi assassinado por Klaw, homem cego pela ambição de explorar a reserva de vibranium de Wakanda, anos depois. O irmão adotivo, Hunter, o culpou pela morte da mãe, indignou-se por perder o lugar na hierarquia real e tornou-se rancoroso, sempre o tratando de forma pouco amistosa.

Para abraçar o destino e tornar-se verdadeiro rei e protetor de Wakanda, T’Challa passou anos estudando na Europa e na América, desenvolvendo um dos maiores intelectos do mundo – rivaliza com caras do tipo Tony Stark e Reed Richards -, antes de retornar à nação africana para participar do ritual que o transformaria no Pantera Negra.

Herdar o traje de vibranium, os poderes e o título de Pantera Negra não depende apenas de questões como sangue real ou destino, o processo é de merecimento e conquista. Para assumir o cargo de protetor de Wakanda, T’Challa desafiou e derrotou o próprio tio, S’Yan, até então detentor da alcunha, num ritual de combate único do clã Pantera, para então ganhar a “erva em forma de coração”, segredo por trás da força por trás da máscara felina.

A erva em forma de coração aumenta o vigor e as habilidades físicas para níveis sobrehumanos, além de fazer a ligação espiritual de quem a conquistou ao Deus Pantera Bast, o que gera poderes para ele.

pantera negra 5

Para testar o traje e suas novas habilidades, T’Challa convidou o Quarteto Fantástico para visitar Wakanda e os submeteu a desafios únicos, enfrentando-os um a um. Resumidamente, o recém-empossado Pantera Negra deu porrada nos quatro, antes de libertá-los para, posteriormente, tornarem-se bons amigos. O episódio foi a primeira aparição do Pantera nas HQs.

Controlando guerras tribais, T’Challa e o Pantera logo conseguiram tornar Wakanda uma das nações mais desenvolvidas do mundo.

PODERES

As habilidades do Pantera Negra unem aspectos físicos e de combate sobre-humanos aos recursos tecnológicos extraídos do traje de vibranium. Após receber a erva em forma de coração, T’Challa passou a ter sentidos super aguçados, visão noturna, fator de cura acelerado e teve aprimorados a resistência, força física, agilidade, reflexos, velocidade e vigor.

Além disso, a roupa do Pantera é super-resistente, possui garras retráteis de vibranium – o metal fictício mais resistente do universo Marvel (o mesmo material do escudo do Capitão América) -,dispara ondas elétricas e, também, pode deixá-lo invisível. O traje está sempre sendo atualizado e ganhando novas funções.

Pantera Negra 3

Pantera Negra 7

O intelecto superior e o dom para estratégias de batalha de T’Challa também podem ser apontados como armas de combate. Além disso, ele domina várias técnicas de artes marciais e possui treinamentos de caça, como o de rastrear seus inimigos e o de sobrevivência em situações inóspitas.

O Pantera Negra já fez parte dos Vingadores, Quarteto Fantástico e Defensores, além dos Illuminati, que também já reuniu o Homem de Ferro, Namor, professor Xavier (ou Fera), Doutor Estranho, Senhor Fantástico e Raio Negro. O grupo protege as joias do infinito e faz reuniões secretas para tomar decisões que visam proteger o planeta. Atualmente, o Pantera Negra também faz dos Supremos, junto com a Capitã Marvel, Miss América, Marvel Azul e Espectro. O objetivo do grupo é identificar perigos que ameacem a terra em escala global e tentar detê-los antes que aconteçam ou causem danos significativos.

O filme do Pantera Negra, interpretado por Chadwick Boseman e dirigido por Ryan Coogler, estreia nesta quinta-feira, 15 de fevereiro.

Compartilhe nas redes sociais:
Lucas Lavoyer

Jornalista com certa experiência. Já tirou fotos do Aranha pelo Clarim Diário, cobriu um Torneio Tribuxo pel'O Profeta Diário, incluiu textos no Guia e noticiou alguns embates entre o morcego e aquele cara que traja cueca sobre as calças, pelo Planeta Diário.

SAIBA MAIS SOBRE

Leia Também

Perfil | Quem é esse tal Doutor Estranho?

Perfil | Quem é esse tal Doutor Estranho?

Perfil | Luke Cage

Perfil | Luke Cage

Perfil | Punho de Ferro

Perfil | Punho de Ferro

Perfil | X-23

Perfil | X-23

Adicione Um Comentário.