RIP | Morre Bernie Wrightson, mestre das HQs de terror

RIP | Morre Bernie Wrightson, mestre das HQs de terror

Autor: 520

Morreu aos 68 anos, na noite deste sábado (18), o quadrinista Bernie Wrightson. A informação foi confirmada por sua esposa, Liz. Wrightson lutava contra um câncer no cérebro já há alguns anos e faleceu na cidade de Austin, no Texas.

Muitas vezes creditado como “Berni Wrightson”, era conhecido por seus trabalhos em histórias de terror nos anos de 1970. Sua morte causou grande comoção entre os fãs de quadrinhos e artistas da nona arte:

Carreira

Bernie era dono de um estilo único, cujos os traços eram primeiro feitos a lápis, para então a arte final ser feita com bico-de-pena. Começou a estudar desenho através de um curso por correspondência da Famous Artists School, mas Wrightson afirmava que seus verdadeiros professores foram quadrinhos da EC Comics.

Monstro do Pântano, criação mais famosa de Wrightson, por seu traço

Monstro do Pântano, criação mais famosa de Wrightson, por seu traço.

Seus primeiros trabalhos como ilustrador foram para o jornal The Baltimore Sun, mas, após um encontro com Frank Frazetta, resolveu trocar de área. Em 1968, quando mostrou seus trabalhos para Dick Gorgiano, editor da DC comics na época, Bernie recebeu uma chance com a edição 179 de ‘House of Mystery’. Seu trabalho foi muito bem aceito e, a partir de então, começou a produzir edições tanto para a DC, a sua favorita, como para a Marvel.

Em 1971 veio um dos maiores momentos de sua carreira: junto do escritor Len Wein, Bernie Wrightson criou o Monstro do Pântano. Esse trabalho e muitos outros lhe renderam diversos prêmios, sendo eles o Shazam Award entre os anos 1972 e 1974, Inkpot Award, em 1987; H.P. Lovecraft Award, em 2007; National Cartoonists Society Award, em 2012 e, por último, o Inkwell Awards Special Recognition Award, em 2015.

Batman no traço de Bernie Wrightson

Batman no traço de Bernie Wrightson

Dentre os principais trabalhos da sua carreira, também vale a pena citar as ‘Graphic Novel Marandi’, da Marvel, estreladas por Homem Aranha e Hulk & Coisa; ‘Batman/Aliens’, em uma parceria entre a DC Comics e a Dark Horse; ‘Batman: Messias’ em parceria com Jim Starlim. Isso sem falar nos seus diversos trabalhos em histórias de terror, como ‘Look for back’, ‘Back for more’, ‘Aberração Cósmica’, as ilustração em ‘A Hora do Lobisomen’, de Stephen King, e mais recentemente uma releitura de ‘Frankenstein’, com Steve Niles.

Ilustração de 'A Hora do Lobisomen', por Bernie Wrightson

Ilustração de ‘A Hora do Lobisomen’, por Bernie Wrightson

Partida

bernie-wrightson-2

Bernie Wrightson, no hospital

Desde novembro de 2016, Bernie enfrentava problemas com um tumor no cérebro, chegando a passar por algumas cirurgias que lhe deixaram sequelas. Em janeiro, sua esposa Liz anunciou a aposentadoria do marido. Além da esposa, Bernie Wrightson deixou os filhos John e Jeffrey, e o neto Thomas.

No site de Bernie pode ser encontrada uma mensagem de Liz a todos os fãs do lendário mestre do horror. Para acessá-la, basta clicar aqui.

Descanse em paz, Mestre.

Compartilhe nas redes sociais:
Yuri Hupsel

Xará do cosmonauta russo, se mete a ser escritor, é praticante de parkour e tenta fazer pixel art nas horas vagas. Sonha comprar a Marvel um dia. Futuro estudante de Direito, tem um ou dois pés no jornalismo desde criança, sendo filho de jornalista e sido educomunicador. E atualmente, é o representante brasileiro no Santuário, como Cavaleiro de Ouro de Aquário.

Leia Também

Entrevista | Mike Deodato Jr., lenda brazuca da Marvel Comics

Entrevista | Mike Deodato Jr., lenda brazuca da Marvel Comics

Perfil | Punho de Ferro

Perfil | Punho de Ferro

Adicione Um Comentário.