Bandas que você não conhece (mas deveria) | Songs: Ohia

Bandas que você não conhece (mas deveria) | Songs: Ohia

Autor: 314

‘Songs: Ohia’ é a primeira banda do ótimo Jason Molina. Os críticos sempre tiveram dificuldade em afirmar qual é o estilo, porém é perceptível o passeio entre o lo-fi e o indie-folk, com influências que vão de música havaiana a Neil Young. Seu álbum de estreia, ‘Songs: Ohia’, é de 1997.

O clima das músicas é de fim de tarde em um domingo. Não do fim de tarde com Faustão, na tela da Globo, mas aquele fim de tarde melancólico, cinza e preguiçoso. As letras sempre falam de dignidade, das fragilidades humanas, solidão, pensamentos perdidos e da boa e velha dor de cotovelo. Explorando o nosso vazio, as notas estão quase sempre em monotons, o que combina muito com o backing vocal feminino, violão e guitarra quase sem distorção – e para quem gosta, aliás, de Cat Power e Bill Callahan, Songs: Ohia é uma ótima descoberta.

Jason Molina morreu em 2013 de falência dos órgãos, causada por excesso de álcool. Foi bibliotecário boa parte de sua vida e se distanciou dos palcos para tratar do alcoolismo, indo, então, morar no interior da Virginia para criar cabras e galinhas. Molina passou por graves problemas financeiros, originados de vários tratamentos médicos e internações em clínicas de reabilitação. Um cara desses entende ou não entende de melancolia?

Para você passar a conhecer esse som sofrido e deprê, o Uber7 reuniu 7 músicas que exemplificam bem a alma da banda e para, quem sabe, fisgar alguns novos fãs.

1. ‘Captain Badass’ – Songs: Ohia (1999)

Essa música Jason Molina fez para sua esposa, Darcie. Mesmo com esse título, ela consegue ser uma música de letra romântica e com um estranho senso de luxúria.

2. ‘Lioness’ – Songs: Ohia (2000)

A música do álbum homônimo, fala do masoquismo que é ir de encontro a um romance condenado. Quem nunca?

3. ‘Farewell Transmission’ – Songs: Ohia (2003)

Gravada ao vivo e com o mínimo de takes possíveis para que erros e improvisações entrassem naturalmente no clima cru da música.

4. ‘Blue Factory Flame’ – Songs: Ohia (2002)

Aqui, ‘Jason Molina expressa seu medo da morte e da solidão. Já na primeira frase ele fala: “Quando eu morrer coloque os meus ossos em uma rua vazia para eu me lembrar como ela costumava ser.”. Credo!

5. ‘Blue Chicago Moon’ – Songs: Ohia (2002)

Intimista até não poder mais, ‘Blue Chicago moon’ fala da relação do cantor com o alcoolismo. Com sua guitarra lenta e triste, Molina canta “Você não está desamparado.”. Chega dói.

6. ‘Just Be Simple’ – Songs: Ohia (2003)

Ai está um bom exemplo de suas raízes country. Essa música fala de perda e frustração, e que mesmo que tentamos evita-los, esses sentimentos sempre estarão conosco.

7. ‘Tigress’ – Songs: Ohia (2000)

A letra fala de toda passividade e insegurança que se encontra dentro de um relacionamento e, mais uma vez, ‘Jason Molina’ traça um paralelo entre a mulher e um feroz felino.

Compartilhe nas redes sociais:
Klauber Vieira

Nasceu em Porto Alegre, mas foi em Brasília que criou raízes - na capital ele cursou cinema, publicidade e atualmente é professor de História. Klauber é daqueles que não baixa filmes porque ama e defende toda a experiência que envolve o cinema: comentar cartazes e trailers enquanto pega fila, reclamar da pipoca e sentar com dificuldade nas cadeiras. Educado pelos pais e criado por filmes, gosta de tudo: de Rei Leão a Pink Flamingo; de Pontes de Madison a Jurassic Park. Torcedor do Inter e um eficiente gamer, às vezes é um "velho jovem" e às vezes um "jovem velho"

SAIBA MAIS SOBRE

Leia Também

Uberlist | 10 bandas de dois integrantes que talvez você não conheça

Uberlist | 10 bandas de dois integrantes que talvez você não conheça

Lust for Life | Conheça as diferentes facetas da enigmática Lana Del Rey

Lust for Life | Conheça as diferentes facetas da enigmática Lana Del Rey

Review | Harry Styles, o futuro rock star que você respeita

Review | Harry Styles, o futuro rock star que você respeita

Sete músicas para conhecer Esteban

Sete músicas para conhecer Esteban

Adicione Um Comentário.