Dia da Toalha | NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Dia da Toalha | NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Autor: 244

Hoje é dia 25 de maio, também conhecido como Dia da Toalha, mas por que exatamente a toalha precisa do seu próprio dia e como ele é celebrado? Bem, acompanhe o texto logo abaixo e descubra como esse pedaço de pano pós-banho pode ser um importante aliado dos viajantes interplanetários.

– Você tem uma toalha aí? – Ford perguntou a Arthur de repente.

Trata-se de uma homenagem para o autor e roteirista inglês Douglas Adams, criador da série literária ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias‘, obra mais que obrigatória para todo nerd que se preze. No livro, há um guia de viagem eletrônico que oferece conselhos e fornece informações valiosas para os mochileiros e viajantes de plantão, tal como a importância de estar sempre com sua toalha a postos e, assim, estar seguro no caso de uma invasão alienígena. Caso tudo dê errado e seu planeta esteja prestes a ir pelos ares, é sabido que uma toalha representa sua única esperança de sobrevivência, pois, sem ela, você não vai conseguir uma carona para viajar pelo universo.

A data foi celebrada pelos fãs do autor pela primeira vez em maio de 2001, duas semanas após a morte de Adams, que aconteceu no dia 11 após um ataque cardíaco.

A toalha segundo o próprio Guia do Mochileiro das Galáxias:

O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas. Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém, o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “vem cá, você sancha essa cara dupal, o Ford Prefect? Tai um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível).

Douglas Adams

douglas adams

Apesar de Adams ser mais conhecido como o autor do ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’ – que se originou em 1978 como uma comédia de rádio da BBC, antes de ser transformada na “trilogia” de cinco livros que vendeu mais de 15 milhões de cópias em sua vida e gerou uma série de televisão, peças de teatro, quadrinhos, um jogo de computador e um longa-metragem – ele também escreveu a ‘Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently’, em 1987, e ‘The Long Dark Tea-Time of the Soul’, de 1988; além de co-escrever com John Lloyd ‘The Meaning of Liff’, de 1983, ‘The Deeper Meaning of Liff’, de 1990, além de ‘Last Chance to See’, de 1990, ao lado de Mark Carwardine.

Adams também ficou conhecido por escrever três histórias para a série britânica ‘Doctor Who’, da qual ele era fã, além de ter trabalhado junto à produção da sétima temporada como editor de roteiro, em 1979. Uma coleção póstuma de suas obras, incluindo um romance inacabado e outros textos publicados e não publicados, foi lançada sob o título ‘O Salmão da Dúvida‘ em 2002.

Continuação

A sexta obra da “trilogia” do Guia do Mochileiro, ‘E Tem Outra Coisa…‘, foi escrita por Eoin Colfer, autor da série ‘Artemis Fowl‘, e publicada no trigésimo aniversário do primeiro livro da série, em 12 de outubro de 2009. O livro chegou às lojas pela Penguin Books no Reino Unido, pela Hyperion Books nos EUA e pela Editora Sextante aqui no Brasil. Eoin Colfer recebeu a permissão para escrever a continuação da série diretamente da viúva de Douglas Adams, Jane Belson.

Diferente dos outros livros da série, o título não é uma citação do primeiro romance, mas sim uma frase tirada do terceiro capítulo de ‘Até mais, e Obrigado pelos Peixes!‘.

A coleção com os cinco primeiros livros da pode ser facilmente encontrada nos melhores sites de e-commerce online pela bagatela média de R$ 27, mesmo valor da continuação de Eoin Colfer.

Adaptações de obras

dia da toalha 2

A versão cinematográfica de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias‘ chegou aos cinemas em junho de 2005, estrelado por Martin Freeman, Sam Rockwell, Mos Def, Zooey Deschanel, além das vozes de José Wilker e Alan Rickman. Apesar da crítica e do fraco desempenho em bilheteria, o filme atingiu a marca de U$ 100 milhões ao redor do mundo, atingindo basicamente o dobro do seu custo de produção.

Na trama, Arthur Dent é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que seu melhor amigo, Ford Prefect, é na verdade um extraterrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova autoestrada hiper espacial no lugar.

Outra obra a ser adaptada foi ‘Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently‘, que virou uma série original da Netflix, em parceria com a BBC, com Samuel Barnett, Elijah Wood e Hannah Marks no elenco. A trama acompanha Todd Brotzman que, após encontrar o corpo morto do milionário Patrick Spring, conhece o excêntrico Dirk Gently, um cara que se apresenta como um “detetive holístico”.

+Leia também: Análise | Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

O que fazer no Dia da Toalha

Quer homenagear Adams celebrando o 25 de maio mas não sabe como? Não se preocupe, separamos cinco formas de aproveitar o dia da toalha. Confira:

1 – Leia um livro. Todos os livros da série do ‘Guia do Mochileiro’ são pequenos, quase do tamanho de pocket books, com cerca de 210 páginas cada. Dá pra ler em uma sentada só.

2 – Use as hashtags #TowelDay #DiaDaToalha #H2G2 em publicações nas redes sociais.

3 – Leve sua toalha com você, afinal de contas um mochileiro prevenido é aquele que está sempre pronto para uma aventura interestelar ao redor do universo.

4 – Responda “42”. O número é a resposta para o significado da vida, do universo e tudo mais. Mas, lembre-se de que saber a resposta não necessariamente quer dizer que você também sabe a pergunta.

5 – Ajude uma organização de proteção a animais. Douglas Adams era um ávido ambientalista e amante dos animais que se importava muito com a situação dos bichos, além de fazer campanha em nome de numerosas espécies ameaçadas de extinção. Siga o exemplo.

Compartilhe nas redes sociais:
Everson Araujo

Jornalista, aspirante a escritor, professor de inglês, executivo e grisalho. Geek de nascença, é viciado nas melhores séries de TV, quadrinhos e animes, tanto da atualidade quanto os clássicos. Amante de cinema e crítico, Everson vê no universo dos livros a incrível sensação de escape do mundo real.

Leia Também

Análise | Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

Análise | Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

May the 4th | Dicas para aproveitar o Star Wars Day

May the 4th | Dicas para aproveitar o Star Wars Day

Adicione Um Comentário.