Cinco aplicativos que elevam a sua vida literária

Cinco aplicativos que elevam a sua vida literária

Autor: 118

A internet veio para facilitar a vida de todos. Ela encurta distâncias e tempo, além de facilitar o acesso a inúmeras informações – entre elas, os livros. É possível pesquisar sobre eles, encontrar resenhas e até comprá-los. Tudo isso sem sair de casa. Mas isso não é novidade.

Alguns aplicativos de smartphones, porém, prometem fazer mais. Oferecem organização, conhecimento e até novas formas de interação com a escrita. Pensando nessas maravilhas tecnológicas, o Uber7 preparou uma lista com apps que fomentam a paixão pela literatura.

PoemApp

Já imaginou um mapa que contém exclusivamente atrações culturais, com ênfase nas literárias? É isso que o PoemApp se propõe a fazer. O aplicativo te mostra onde estão museus, livrarias, editoras e outras coisas. Além de ver os pontos marcados por outros usuários, você também consegue adicionar os seus e compartilhar com outras pessoas lugares e eventos diferentes.

Além da versão para mobile – lançada no mês passado – o PoemApp tem um site que pode ser acessado aqui. A iniciativa do mapa literário é da poeta Marina Mara; outras sete pessoas fazem parte da equipe que coordena os softwares. O aplicativo está disponível para sistema Android e pode ser baixado de graça pelo Google Play.

Skoob

Skoob

Para os leitores mais conectados, o Skoob é um velho conhecido. O site de rede social oferece a oportunidade de você organizar leituras, avaliar livros, ler resenhas e interagir com outros apaixonados por obras literárias. Além disso, é possível elencar as obras mais desejadas.

Assim como o Facebook, o Skoob pode ser acessado pelo navegador do computador ou por meio de um aplicativo para smartphones. Ter acesso a tudo isso na palma da mão fica muito fácil, não é?

Ubook

ubook

O Ubook é uma alternativa diferente para a experiência literária: o usuário escolhe o livro e, ao invés de ler, começa a ouvi-lo. O áudio da obra pode ser baixado para, quando você estiver sem internet, não precisar se preocupar e poder escutá-lo mesmo assim.

O aplicativo funciona em formato de streaming – o usuário paga uma assinatura e tem acesso a biblioteca da plataforma. De acordo com a descrição no site oficial, há mais de 10 mil títulos disponíveis. A narração é feita por atores, locutores e, em alguns casos, pelos próprios autores das obras. Além de livros, o Ubook disponibiliza revistas, cursos, palestras e podcasts.

Itaú Criança

Itaú Criança

O App Itaú Criança é um pouco diferente: voltado para os pequenos, ele transforma a contação de história em animação. É simples: você escolhe uma animação, fala e o desenho digital mexe de acordo com as suas palavras. Legal, não é?

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2016, do Instituto Pró-Livro, as crianças entre 5 e 17 anos estão lendo mais livros por vontade própria e menos os indicados pela escola. O número de crianças e adolescentes leitores em 2016, porém, é idêntico ao de 2011. O Itaú Criança pode ser uma forma divertida de fazer as crianças se interessarem por livros e levarem esse hábito para a vida adulta.

Wattpad

Wattpad

Se você ainda não conheceu o Wattpad, essa é a hora. Ele é uma plataforma de leitura que abre portas para escritores publicarem suas obras e, do outro lado, estão os leitores que podem conhecê-las e fazer comentários sobre elas. Assim, o Wattpad é uma mescla de site de rede social com site de autopublicação.

Além de ter à disposição inúmeros livros de gêneros distintos, a plataforma ajuda a divulgar as obras dos escritores iniciantes que esbarram na burocracia do mercado das editoras. Assim, tanto autores quanto leitores saem ganhando.

Compartilhe nas redes sociais:
Isadora Teixeira

Muito pé no chão, os poucos momentos em que ela se permite sonhar são durante as leituras e ao assistir filmes ou seriados - todos dos mais diversos gêneros. A paixão por histórias vai além da ficção: por isso escolheu o jornalismo como profissão. Para ela, as melhoras histórias são aquelas que estão no dia a dia, só a espera de alguém que as enxergue como únicas.

SAIBA MAIS SOBRE

Leia Também

Sete motivos para ter um e-reader

Sete motivos para ter um e-reader

Top 7 | Filmes baseados em obras de Stephen King

Top 7 | Filmes baseados em obras de Stephen King

Adicione Um Comentário.