Top 7 | Melhores cameos de diretores em seus próprios filmes

Top 7 | Melhores cameos de diretores em seus próprios filmes

Autor: 183

Quem disse que apenas Stan Lee pode fazer cameos no cinema? Por exemplo, sabia que Daniel Graig interpretou um Stormtrooper não creditado em ‘Star Wars: O Despertar da Força’? E quem não se lembra de Tom Cruise e Kevin Spacey em ‘Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro’? Assim como os atores, vários diretores ao longo dos anos encontraram formas de se colocar em seus próprio filmes com participações pequenas aqui e ali, os chamados “cameos“. E dentre algumas participações mais marcantes e outras mais discretas, o Uber7 preparou uma listinha marota com sete das melhores e mais curiosas aparições de diretores em seus próprios longa-metragens, portanto basta se acomodar e aproveitar nosso Top 7 logo abaixo.

Nesta lista falaremos apenas dos diretores que aparecem no máximo alguns minutos em suas obras, deixando diretores que também são atores – como Woody Allen e Ben Affleck – para uma próxima oportunidade.

7. Todd Phillips

Todd Phillips é conhecido por escrever e dirigir comédias como ‘Caindo na Estrada’, ‘Dias Incríveis’, ‘Um Parto de Viagem’ e a trilogia ‘Se Beber Não Case’, recheadas com personagens escrachados e cenas de humor pesadas. O que destaca as participações do diretor em seus filmes como ator é o fato dele sempre se colocar como um cara esquisito, meio suspeito ou moralmente duvidoso. Em ‘Caindo na Estrada’, por exemplo, ele aparece apenas alguns segundos como um passageiro no ônibus com um fetiche por pés.

6. M. Night Shayamalan

Ame ou odeie, não dá pra negar que os filmes de Shayamalan (a grande maioria pelo menos) contém boas surpresas e construção de tensão, além de personagens complexos e bem elaborados. Apesar de ter manchas no seu currículo, como ‘Depois da Terra’ ou ‘O Último Mestre de Ar’, o diretor também é o responsável por aclamadas obras do cinema como ‘A Vila’, ‘Corpo Fechado’ e, é claro, ‘Sexto Sentido’. Mas além de dirigir e escrever seus filmes, Shyamalan, na maioria das vezes, também arrisca um papel ou outro nos longas, sempre com um personagem menor e com pouca relevância para a história, como é o caso da sua ultima participação, feita no filme ‘Fragmentado’, na qual ele interpreta um técnico de computação que analisa uma filmagem com a psiquiatra de Kevin.

shyamalan

+Leia também: Crítica | Fragmentado

5. Wes Craven

Grande criador de duas amadas franquias de terror, Wes Craven, também é o responsável por um dos melhores cameos de diretores do cinema, isso porque ele aparece no primeiro longa da série ‘Pânico’ como um zelador vestido como ninguém menos que Freddy Krueger, icônico vilão de sua outra franquia de sucesso, ‘A Hora do Pesadelo’. Demais ou o que?

Wes-Craven

4. Martin Scorsese

Um dos grande nomes do cinema atualmente, Martin Scorsese, é famoso por entregar filmes cujos personagens são complexos e bem elaborados, para isso o ator confia no talento de atores e atrizes escolhidos a dedo, normalmente os mesmo dedos, diga-se de passagem. Uma de suas parcerias mais famosas é com o ator Leonardo DiCaprio, que trabalhou com ele em ‘Os Infiltrados’,’O Lobo de Wall Street’, ‘O Aviador’, ‘Gangues de Nova York’ e etc. Mas antes do diretor iniciar sua frutífera parceria com DiCaprio, quem ocupava o assento de passageiro dos seus filmes era Robert De Niro. E foi exatamente ao lado dele que o diretor fez, provavelmente, sua melhor participação como ator em um longa dele mesmo. Trata-se, é claro, do seu cameo em ‘Taxi Driver’, de 1976, considerado por muitos um dos melhores filmes do cinema moderno. O monologo entregue por Scorsese em sua participação é tão marcante e poderoso que quase faz o personagem de De Niro parecer um cara normal.

3. Peter Jackson

Conhecido por levar as obras de Tolkien para os cinemas, Peter Jackson também fez uma palhinha em todos os filmes da franquia ‘Senhor dos Anéis’ e ‘Hobbit’. Não se lembra dele? Bem, em ‘A Sociedade do Anel’, Jackson pode ser visto rapidamente comendo uma cenoura ao passar pelo grupo de Hobbits composto por Frodo, Sam, Merry e Pippin próximo a Bri. Em ‘As Duas Torres’ o diretor atira uma lança durante o confronto de Helm’s Deep. Já em ‘O Retorno do Rei’, ele caminha no deck de um dos barcos como um dos Corsários de Umbar. Em ‘Uma Jornada Inesperada’ o diretor interpreta um anão que sai correndo de Erebor após o dragão Smaug invadir a montanha. Em ‘A Desolação de Smaug’ ele reprisa seu papel de Albert Dreary e é visto novamente comendo uma cenoura após sair de um bar bêbado em Bri. E por último, em ‘A Batalha dos Cinco Exércitos’, o diretor faz sua aparição mais simples, em um quadro, como pai de Bilbo no Bolsão.

Peter Jackson

2. Quentin Tarantino

Ah, Quentin Tarantino, mente por trás de populares filmes cult (e sangrentos) como ‘Cães de Aluguel’, ‘Kill Bill’, ‘Bastardos Inglórios’ e ‘Os Oito Odiados’. E apesar de ter dado uma palhinha como ator na maioria deles, é em ‘Pulp Fiction: Tempo de Violencia’ que o diretor mostra suas habilidades ao dar vida a Jimmie Dimmick. Após Vincent matar Marvin acidentalmente dentro do carro, ele e Jules vão atrás de Jimmie procurando ajuda, é quando o personagem de Tarantino entrega um famoso monólogo do filme sobre café, um corpo, mal julgamento e erro dos dois assassinos.

1. Alfred Hitchcock

O mestre do suspense também fez de seus cameos uma arte, quase uma piada em seus filmes, se tornando tão popular que os espectadores ficavam constantemente procurando pelo diretor nos longas. Em quase 50 anos de carreira, Hitchcock apareceu em exatos 39 de seus 52 filmes. Suas participações variam de vislumbres ao fundo das cenas e passagens rápida de um pedestre a closes mais demorados e inconfundíveis. Dentre seus cameos mais curiosos estão o anúncio do jornal de ‘Um Barco e Nove Destinos’; ao lado de Cary Grant no ônibus em o ‘Ladrão a Casaca’; cruzando a rua como um pedestre em ‘Vertigo’; passeando com os cachorros em ‘Os Pássaros’; e como homem esperando a condução em ‘Psicose’.

Compartilhe nas redes sociais:
Everson Araujo

Jornalista, aspirante a escritor, professor de inglês, executivo e grisalho. Geek de nascença, é viciado nas melhores séries de TV, quadrinhos e animes, tanto da atualidade quanto os clássicos. Amante de cinema e crítico, Everson vê no universo dos livros a incrível sensação de escape do mundo real.

Leia Também

Top 7 | Conexões entre filmes que você (provavelmente) não percebeu

Top 7 | Conexões entre filmes que você (provavelmente) não percebeu

Top 7 | Atores que foram digitalmente rejuvenescidos

Top 7 | Atores que foram digitalmente rejuvenescidos

Top 7 | Atrizes que amamos e seus papéis mais incríveis

Top 7 | Atrizes que amamos e seus papéis mais incríveis

Top 7 | Piores filmes de super-heróis já feitos

Top 7 | Piores filmes de super-heróis já feitos

Adicione Um Comentário.