Top 7 | Filmes antes e depois do CGI | Parte I

Top 7 | Filmes antes e depois do CGI | Parte I

Autor: 144

Ah o cinema, portal mágico capaz de transportar o público do mundo real para um outro cheio de explosões, seres místicos e acontecimentos fantásticos. Você entra na sala sabendo que dragões não existem mas, em alguns momentos, se pega assustado com a possibilidade que os filmes proporcionam. Mas como é que Hollywood consegue te convencer de tais realizações improváveis? Bem, a verdade vai um pouco mais além do que fumaça e espelhos.

A produção de um filme é composta por diversos estágios, que vão desde roteiro, passando por elenco e direção. Dentre eles, um elemento que se destaca pela capacidade de tornar o impossível real. Trata-se dos efeitos visuais, que podem ser práticos, com simulação, maquiagem, maquetes e até marionetes, ou feitos por computação gráfica. É o chamado CGI.

CGI, ou Computer-generated imagery, são imagens geradas por computador em três dimensões para criar cenas impraticáveis ou muito caras, ou mesmo reparar algo indevido, como foi o caso do bigode do ator Henry Cavill em ‘Liga da Justiça’, ou até para rejuvenescer alguém mais velho em um flashback. Às vezes são usados com moderação aqui e ali apenas para complementar algo, em outras se tornam tão presentes que atores reais passam a atuar apenas com bonecos e marcações. Pensando na magia da tecnologia, o Uber7 preparou uma lista especial com o antes e o depois de filmes que marcaram pela qualidade de computação gráfica. Confira!

Mad Max: Estrada da Fúria

Okay, ‘Mad Max’ é conhecido pelos incríveis efeitos visuais feitos de forma prática, mas isso não quer dizer que o filme também não bebeu um pouco da fonte digital do CGI.

mad max
mad max 2
mad max 4
Mad max 5

Independence Day: O Ressurgimento

Que ‘Independence Day: O Ressurgimento’ é bem mais fraco que seu original muita gente concorda, mas o ponto em que todos que assistem o filme também concordam é a qualidade da produção do CGI, os caras praticamente criaram tudo do zero.

Independece Day

A Bela e a Fera

A tecnologia usada para criar a Fera, de captura de movimentos, é a mesma usada para o Hulk nos filmes da Marvel, que vale-se de uso de roupas especiais marcadas que são substituídas digitalmente por seus novos corpos, mas mantendo os movimentos e expressões o mais natural possível.

Bela e a Fera

Bela e a Fera

Perdido em Marte

Quem assiste ‘Perdido em Marte’ a principio realmente acredita que o filme foi gravado no planeta vermelho, entretanto foram usados várias camadas de cor e engenharia computadorizada para a criação do deserto marciano.

Perdido em marte

Harry Potter

O duelo final entre Harry e Voldemort foi regado a muito CGI e coreografia.

Harry Potter CGI antes e depois

Star Wars

Quem foi que disse que os clássicos não tinham tecnologia para tornar uma antena de alguns metros de distancia do chão em um exaustor quase sem fundo?
star wars 1
star Wars 2

Mogli

antes e depois do CGI

Menções honrosas:

‘Senhor dos Anéis: As Duas Torres’, Universo Cinemático Marvel, ‘Matrix’, ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’, ‘Warcraft’ e ‘Avatar’.

Não viu aquele seu filme favorito aqui? Não se preocupe, em breve faremos a parte 2 desta mesma lista.

Compartilhe nas redes sociais:
Everson Araujo

Jornalista, aspirante a escritor, professor de inglês, executivo e grisalho. Geek de nascença, é viciado nas melhores séries de TV, quadrinhos e animes, tanto da atualidade quanto os clássicos. Amante de cinema e crítico, Everson vê no universo dos livros a incrível sensação de escape do mundo real.

Leia Também

Top 7 | Atores que foram digitalmente rejuvenescidos

Top 7 | Atores que foram digitalmente rejuvenescidos

Uber Class | Na prática, o que é um MacGuffin?

Uber Class | Na prática, o que é um MacGuffin?

Adicione Um Comentário.