‘Your Name’ e o filme animado mais rentável da história do Japão

‘Your Name’ e o filme animado mais rentável da história do Japão

Autor: 257

Your Name‘, ou ‘Kimi no Na wa’ no original, é um filme animado japonês que rapidamente se tornou popular entre o público nipônico. O sucesso foi tanto que ele chegou ao quarto lugar das melhores estreias do país, batendo blockbusters como ‘Star Wars: O Despertar da Força’ e outros, e ultrapassando a incrível marca dos 20 bilhões de Yen. Só que não parou por aí, desde seu lançamento, em agosto de 2016, entre vendas de DVDs, Blu-rays e versões digitais ao redor do mundo, o filme continuou sua jornada até se tornar o longa animado mais rentável da história do país, com arrecadação de 290 milhões de dólares, batendo seu antecessor, ‘A Viagem de Chihiro’. Mas o que faz com que este anime, idealizado e dirigido por Makoto Shinkai, seja um sucesso entre crítica e público?

História

A trama acompanha Mitsuha, uma estudante do Ensino Médio que vive no interior com a família. Seu pai, prefeito da cidade onde mora, pouco lhe dá atenção e a vida no interior a faz se sentir entediada. Por isso, Mitsuha sonha que numa próxima existência seja um menino e que more na cidade grande. Por outro lado, Taki é um jovem de Tóquio que divide os dias entre a escola e seu emprego de meio período. Ele se sente sozinho mesmo em meio à multidão, mas se mantém calado sobre o assunto.

Um dia, Taki e Mitsuha acordam com a sensação de estarem no corpo de outra pessoa. Ambos acham que estão apenas sonhando, até que no dia seguinte começam a ser questionados por atitudes estranhas quando retornam para seus respectivos corpos. As trocas se tornam recorrentes e eles começam a registrar as alterações que fazem na vida um do outro. Uma misteriosa amizade surge entre eles e abre caminho para sentimentos novos, até então desconhecidos.

your name 2

Animação

A animação é resultado de pesquisa, dedicação e talento. Makoto Shinkai teve o cuidado e a preocupação de usar uma ambientação real em seu longa. A cidade na qual a história se passa, baseada em Tóquio, conta com ruas, árvores e monumentos reais, como é o caso de Suga-jinja, que aparece algumas vezes em cena. Isso, aliado a qualidade da animação e fotografia rica em cores, torna a experiência ainda mais memorável. Sem deixar de lado, é claro, nomes como Masayoshi Tanaka, designer de personagens conhecido pelo anime ‘Anohana’, e do diretor de animação, Masashi Ando, que trabalhou com Hayao Miyazaki em ‘A Viagem de Chihiro’. Bastam alguns segundos do trailer logo abaixo para se notar o nível de qualidade aplicado pelos artistas em todos os elementos em tela.

Sonhos e nostalgia

Segundo uma pesquisa realizada pela emissora japonesa NHK, o filme consegue caminhar em uma tênue linha que faz com que ambos os espectadores, mais velhos e mais novos, possam se identificar. Apesar do público alvo ser adolescentes e jovens adultos, metade da audiência se mostrou ser composta por pessoas com mais de 30 anos, que disseram, em entrevista, que o filme fez com que eles se conectassem com memórias antigas, como por exemplo, de amores perdidos ou bons amigos da época de escola.

‘Your Name’ toca em temas universais como a idade, a adolescência e a luta para afirmar sua identidade em um mundo confuso. Os personagens acordam de seus sonhos como outros e a linha entre a realidade e os sonhos constantemente se torna confusa e insegura.

Lembrete de uma tragédia

Durante boa parte história pairam os sentimento de medo e fragilidade, algo que o diretor e criador de ‘Your Name’ consegue repassar bem, baseado na experiência própria com o grande terremoto que atingiu o Japão em meados de 2011, um dos piores da história do país e que levou consigo mais de 16 mil vítimas. Segundo Shinkai, a tragédia marcou não apenas ele, mas o toda a sociedade japonesa, por isso ele decidiu incluir uma ameaça natural em sua trama, algo que refletisse o sentimento que muitos, incluindo ele próprio, compartilhavam – que uma catástrofe poderia acontecer a qualquer momento.

Trilha sonora

Já a trilha sonora embala o filme do inicio ao fim com belas e contagiantes batidas de J-Rock. Não é para menos que a canção principal, a empolgante “ZenZenZence“, ganhou destaque e se tornou a mais tocada dos karaokês japoneses por vários meses consecutivos. Ouça logo abaixo:

Autor

Makoto Shinkai é escritor, autor de mangás, produtor e diretor de animações. Natural da província de Nagano, Shinkai estudou Literatura Japonesa na Universidade de Chuo. Shinkai começou sua carreira em uma empresa de videogames, produzindo videoclipes para jogos e comerciais. Em 1999, lançou o curta-metragem ‘She and Her Cat’, pelo qual ganhou seu primeiro de muitos prêmios.

Entre os títulos mais conhecidos estão ‘O Lugar Prometido em Nossa Juventude’, ‘Cinco Centímetros por Segundo’, ‘O Jardim das Palavras’ e o lançamento mais recente nos cinemas do mundo todo, ‘Your Name.’. A impressionante qualidade de suas obras lhe rendeu o reconhecimento do público e as comparações com o mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki – ‘A Viagem de Chihiro’, ‘O Castelo no Céu’, ‘Ponyo’, ‘Meu Amigo Totoro’ – acabaram se tornando inevitáveis já que, antes de Shinkai, os únicos filmes animados a ultrapassarem a marca dos 100 milhões de dólares eram do estúdio Ghibli, e dentre eles apenas os dirigidos por Miyazaki conseguiram tal.

Mangá

Para quem prefere ler a história ao invés de assisti-la, a coleção de três volumes de ‘Your Name’, desenhada por Ranmaru Kotone – que trabalhou com o grupo Clamp (‘Card Captor Sakura’) para elaborar a versão em mangá do vampiresco ‘Blood-C’ – foi lançada recentemente pela editora JBC e já está disponível para compra nas lojas de todo o país, pela bagatela de R$15,90.

Compartilhe nas redes sociais:
Everson Araujo

Jornalista, aspirante a escritor, professor de inglês, executivo e grisalho. Geek de nascença, é viciado nas melhores séries de TV, quadrinhos e animes, tanto da atualidade quanto os clássicos. Amante de cinema e crítico, Everson vê no universo dos livros a incrível sensação de escape do mundo real.

SAIBA MAIS SOBRE

Leia Também

Por que o anime ‘Yuri!!! on ICE’ se tornou tão popular?

Por que o anime ‘Yuri!!! on ICE’ se tornou tão popular?

Análise | Shokugeki no Soma / Food Wars

Análise | Shokugeki no Soma / Food Wars

Adicione Um Comentário.