Quem são os grandes “ratos” da televisão e do cinema?

Quem são os grandes “ratos” da televisão e do cinema?

Autor: 393

Você olha pra tela e pensa: “Eu já vi essa cara em algum lugar”. Sim, você já viu. Viu várias vezes, ora fazendo participações em filmes, ora em séries de televisão. Os “ratos” são aqueles atores que estão há anos no mercado cinematográfico e televisivo, passeando de produção em produção; mas raramente como protagonistas – e, acreditem, não é por falta de talento. Pensando neles, que estão sempre na periferia da nossa memória, o Uber7 resolver fazer um apanhado dos ratos mais marcantes da ficção. Confira a nossa seleção:

 

1. Stanley Tucci

stanley tucci

Um rosto que todos reconhecem, embora nem todo mundo consiga lembrar exatamente de onde. Sua escolha de papéis é sempre tão diversa que seria impossível traçar um perfil para o ator, que também é produtor, escritor, diretor, vejam só que camaleão. Stanley Tucci teve sua estreia em “A Rainha e os Rebeldes”, na Broadway, no ano de 1982. Na televisão ele chegou cinco anos depois, na série “Crime Story” e depois nunca mais parou de fazer participações. Se você ainda está aí, se perguntando de onde, afinal, o conhece, calma que a lista é longa.

Você, certamente, viu Tucci em ‘O Diabo Veste Prada’onde vive o personagem Nigel, um simpático diretor de arte que empresta a Andy roupas de grifes. O ator também foi um empresário que pensa em lucro, mas também tem consciência no filme Transformers: A Era da Extinção’deu vida ao querido  Dr. Abraham Erskine, cientista por trás do programa militar que dá origem ao herói nas histórias em quadrinhos da Marvel Comics em Capitão América: O Primeiro Vingador’ e foi excêntrico pai da Olive Penderghast, personagem de Emma Stone, no filme ‘A Mentira’. Stanley também ficou conhecido como o nada discreto Caesar Flickerman, apresentador de um reality show na franquia Jogos Vorazes’ e em 2007 ganhou o Prêmio Emmy por sua participação como convidado em um episódio na série de TV, ‘Monk’. É ou não é um rato de respeito?

Tucci foi indicado ao prêmio máximo do teatro americano, o Tony Broadway’s Award, por Terrence McNally’s Frankie’ e porJohnny no Clair de Lune’, entre outros. Falando em prêmios, o drama Um Olhar do Paraíso’, onde interpreta George Harvey, um serial killer de meninas e mulheres em 2009, o rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O ator entrou em cartaz esse ano no filme A Bela e a Fera’, como o Maestro Cadenza, e não tem planos para parar, portanto acostume-se: você ainda vai vê-lo em muitos filmes.

 

2. Til Schweiger

TilSchweiger

O Brad Pitt alemão que todas nós amamos. Til Schweiger é daqueles ratos gatos escaldados da vida, que tentou, mas não conseguiu vencer em Hollywood (ainda). Apesar das pontas significativas em filme de relevantes diretores, o ator europeu ainda tem uma longa caminhada pela frente, já que, por melhor que seja, ponta não sustenta a carreira de ninguém por muito tempo, não é mesmo? Sua filmografia internacional, no entanto, já  é significativa e inclui papeis como o do vilão cômico emOs Três Mosqueteiros’, ao lado do também internacional Mads Mikkelsen, do diretor Paul W.S. Anderson, e o Gigolô Europeu por Acidente’ de Mike Bigelow.

Til também já apareceu em ‘Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida’, de Jan de Bot; foi o sargento Hugo Stiglitz no filmeBastardos Inglórios’, de Quentin Tarantino; deu vida ao filho traumatizado do rei nórdico Cynric no Rei Arthur’ de Antoine Fuqua; e esteve, ainda, no ‘Guerra é Guerra’ do diretor McG. Astro das comédias românticas alemãs – acredite, elas existem – Til também é produtor e diretor de alguns de seus filmes, como ‘Barefoot’. Para quem acha pouco, ele também é escritor e tem o livro infantilO Coelho Sem Orelhas’, publicado em vários países, incluindo o Brasil. O livrinho conta a história de um coelho sem orelhas do qual ninguém quer ser amigo, até que, de repente, ele encontra um ovo e cultiva uma grande amizade. Anos mais tarde Til se inspirou no livro para fazer o filmeAprendendo a Amar’ no qual ele atua, dirige e produz. Vale à pena conferir!

 

3. Luis Guzmán

Luis Guzmán

Assim como Robert DeNiro se tornou o rosto do cinema italiano em Hollywood, Luis Guzmán se tornou o rosto latino dos filmes, impulsionado não apenas por seu humor, carisma e talento, mas também pelo volume de trabalho em que está envolvido. Poucos atores que trabalham hoje podem reivindicar um currículo tão eclético quanto o dele. Foi Guzmán, por exemplo, quem deu vida ao personagem Maurice TT Rodriguez, dono de um clube e aspirante a ator pornô que, mesmo não tendo o tão desejado membro, não deixava de tirar fotos com as atrizes dos filmes e enviar para os irmãos em Porto Rico, na divertida trama do filme ‘Boogie Nights’.

Quem não lembra da vez em que Luis interpretou Raoul Hernandez, também conhecido como “El Cid” emOz’, um preso que chega ao poder entre os latinos da prisão, apenas para ter um tenso final na terceira temporada? E do drama de época O Conde de Monte Cristo’, onde Guzmán interpreta Jacopo, um contrabandista que faz amizade com o Conde injustiçado e é recompensado com seu próprio navio e tripulação. Tudo ao traje do século 19. Gusmán é também um dos atores favoritos do diretor Steven Soderbergh, que o colocou em Out of Sight’, eTraffic’, e do diretor Paul Thomas Anderson, que o escalou para Magnólia’. Antes de saber o nome de Luis Guzmán, você o conhecia como “aquele cara que está em tudo” e, bem, ele vai continuar estando.

4. Peter Stormare

peter stormare

Rolf Peter Ingvar Storm é o nome completo do sueco que interpretou John Abruzzi, o mafioso que amamos odiar no seriado americanoPrison Break’. Lembrou? É, ele mesmo. Reza a lenda que quando Peter tinha seis anos, ele disse a seus pais que quando crescesse se tornaria ator e moraria na Califórnia. Depois de um breve tempo na força aérea, Peter, então com 20 anos, mudou-se para Estocolmo, onde viu sua primeira peça. Uma grande paixão por teatro surgiu ali e foi quando ele decidiu, em fim, seguir seu destino.

Enquanto viajava em uma produção teatral de Class Enemy’, Peter atraiu os olhos do lendário diretor Ingmar Bergman, que o chamou para fazer seu filme ‘Fanny e Alexander’. Em 1990, Peter tornou-se Diretor Artístico Associado do Tokyo Globe Theatre e fez sua estréia no cinema americano em Tempo de Despertar’, do diretor Penny Marshall. Em 1993, Peter atuou em The Swan’ no The Public Theatre, ao lado de Frances McDormand, esposa de Joel Coen. Dois anos mais tarde, os irmãos Coen o escalaram paraFargo’.

Peter não é o tipo de cara que parou por ali e talvez você tenha o visto em um desses grandes filmes: ‘Jurassic Park: O Mundo Perdido’, ‘Armageddon’, ‘O Grande Lebowski’, ‘Bad Boys 2’ e Constantine’como o irônico Lúcifer. O ator também participou de séries de televisão comoSeinfeld’, CSI: Crime Scene Investigation’, ‘Entourage’, ‘The Blacklist’, ‘Covert Affairs’, ‘Body Of Proof’ e as atualmente em exibição Arrow’ e ‘Deuses Americanos’. Ufa!

 

5. Michael Penã

peña

Embora Peña venha sendo presença constante em produções independentes desde 1994, sua descoberta só veio, de fato, em 2004, em dois filmes premiados com o Oscar de melhor filme: ‘Million Dollar Baby’, de Clint Eastwood e ‘Crash’, ambos escritos por Paul Haggis. Com este último filme, Peña ganhou o prêmio ALMA Award de Ator excepcional em filme; passando a receber atenção por seu desempenho particularmente emocionante.

O ator fez participações em seriados de renome como CSI: Crime Scene Investigation’, ‘My Name is Earl’, ‘The Shielde ‘Plantão Médico’ nos anos 2000. Em 2006, Peña atuou no filme da HBO,Walkout’, fazendo o papel do professor mexicano-americano Sal Castro, que inspira um grupo de estudantes do ensino médio de East Los Angeles para lutar pelos direitos dos latinos Seu policial, Mike Zavala, é o melhor amigo de Jake Gyllenhaal no drama policial Marcados para Morrer’ de 2012 e você, com certeza, já o viu ao lado de Brad Pitt no drama de guerra Corações de Ferro’, onde vive o personagem Trini ‘Gordo’ Garcia. Em 2015, interpretou o engraçado Luis, amigo de Paul Rudd em Homem-Formiga‘ e voltará para este papel em 2018, na sequência Homem-Formiga e Vespa’.

 

6. Jimmy Smits

jimmy smits

É impossível confundi-lo: seu 1,91m de altura e o sorriso de lado são provas irrefutáveis de que ele estava lá o tempo todo. Onde? Em muito lugares! Vencedor de um Emmy de melhor ator coadjuvante em série dramática por L.A Law’ e do Globo de Ouro de melhor ator em série dramática por ‘NYPD Blue’, Jimmy Smits até pode não ser o nome que você guarde, mas certamente é um rosto para o qual você tira o chapéu.

É provável que você se lembre dele por seu papel como o congressista Matt Santos no drama políticoThe West Wing’. Entre seus mais conhecidos papeis recentes, temos o do senador Bail Organa em Star Wars’ (Episódios II e III) e o de Miguel Luis Prado em Dexter’, onde Jimmy nos apresentou a um advogado consumado. Neste último, um personagem complexo com emoções variadas: ao conhecer Dexter Morgan, Miguel trabalha arduamente para “quebrar as paredes” que Dexter constrói ao redor de si mesmo e se torna seu “melhor amigo”, sendo talvez uma das únicas pessoas a aceitar Dexter pelo que ele realmente é; papel que rendeu a Smit uma indicação ao Emmy. Depois de algumas outras participações em séries canceladas, como Outlaw’, ele ressurge como Nero Padilla, um genuíno líder latino de uma gangue, que se torna um mentor para Jax a partir do quinto ano de Sons of Anarchy’.

Atualmente podemos vê-lo em uma série original da Netflix, The Get Down’, onde Smits segura firme o papel de Francisco ‘Papa Fuerte’ Cruz, um político local que acaba se enrolando em negócios escusos. Ele transmite a ambição de um homem com qualidades obscuras que o tornam um político e um homem apaixonado pelas mulheres de sua vida, sem soar brega. É só perceber a maneira como Jimmy usa suas mãos e seus olhos para acentuar as palavras e seu sotaque.

 

7. Jonathan Pryce

pryce

Se você é, como muitos, fã de Game of Thrones’, já pode ter sido pego com uma sensação de déjà vu ou familiaridade instantânea quando viu o odioso Pardal Maior, que apareceu pela primeira vez na série em 2015. Há uma boa razão para isso: Jonathan Pryce é um ator inglês com um currículo que remonta os anos 70 (o rato mais experiente dessa lista). Se você ainda vem se perguntando sobre quais outras produções você pode estar lembrando ao olhar para o rostinho de Pryce, vamos em frente que a lista é bastante longa.

Elogiado pela crítica por sua versatilidade, o ator participou de grandes produções do cinema. No início de sua carreira, Pryce foi basicamente um ator de teatro e ganhou um Tony Award em 1977. Em seguida, veio sua performance no filme cult de Terry Gilliam, intitulado Brasil’, de 1985. No filme de ficção científica, Pryce interpretou o protagonista Sam Lowry, um servidor do governo com delírios de grandeza. Na cinebiografia de 1995, que narra a vida do pintor inglês, Carrington’, Jonathan Pryce interpreta o amigo e confidente do artista, o autor Lytton Strachey. O personagem Carrington foi bem recebido pelos críticos e, quando estreou no Festival de Cinema de Cannes, o filme levou para casa um Prêmio Especial do Júri. Pryce, claro, ganhou as honras de Melhor Ator.

O histórico musical de Pryce serviu-lhe bem em 1996, quando deu vida ao presidente argentino Juan Perón ao lado de Antonio Banderas e Madonna no drama musical ‘Evita’. Na época, Parker, o diretor, chamou Pryce de “um brilhante e clássico ator britânico”.  No filme de terror de 1999 Stigmata’, o ator interpretou um cardeal católico corrupto e moralmente falido, encarregado de investigar – ou encobrir? – o caso de uma misteriosa jovem que, de repente, se vê aflita com os sinais dos estigmas. O filme recebeu críticas negativas, mas foi um sucesso nas bilheterias.

Depois de interpretar uma série de personagens “fortes”, Jonathan Pryce assumiu um papel bastante diferente por sua participação na franquia de filmes Piratas do Caribe’. Em ‘A Maldição do Pérola Negra’, de 2003, somos apresentados a Weatherby Swann, governador de Port Royal e pai de Elizabeth. Já na série dramática de 2017, produzida por Tom Hardy para a BBC e FX, intitulada Taboo’; Pryce interpreta Sir. Stuart Strange, o inescrupuloso presidente da Companhia das Índias Orientais, em aclamadas críticas. Qual é o próximo passo de Pryce, vocês querem saber? Pois bem: aguardem o filme Terry Gilliam para 2018, ‘The Man Who Killed Don Quixote’.

 

8. Graham McTavish

Graham McTavish

Ator e dublador, Graham McTavish, orgulhosamente escocês, participou de cinema e televisão, mais conhecido por seus papéis como Dougal Mackenzie na popular série de TV Outlander’; Dwalin na trilogia ‘O Hobbit’, de Peter Jackson e como o Saint of Killers na série Preacher’, da AMC, baseada na série de quadrinhos de Steve Dillon. Ele também estrelou ao lado de Sylvester Stallone o filme Rambo’ em 2008 e Creed’, de 2015, tornando-se o único ator a atuar na dobradinha ‘Rocky & Rambo’. É pra quem pode não é mesmo?

McTavish também é conhecido por seus papéis em vários outros programas de TV e filmes, incluindo produções como ‘Red Dwarf’, ‘Rome’, ‘The Finest Hours’ e ‘Colombiana’, bem como um extenso trabalho de teatro em todo o Reino Unido, incluindo o The Royal Court e The Royal National Theatre,. Além das telas e dos palcos, o ator escocês também é bem conhecido por seu trabalho de voz em jogos e TV, incluindoUncharted 2, 3 e 4′, ‘Call of Duty’ e ‘Inferno de Dante’sem mencionar o personagem de Loki emHulk vs Thor’ e sua participação nas animações The Avengers’, ‘Teenage Mutant Ninja Turtles’ e ‘Kung Fu Panda’

 

9. Kevin Durand

durand

O ator canadense ficou conhecido pela sua participação emLost’, onde interpretou o vilão Keamy. Sua carreira, no entanto, vai muito além. Kevin Durant participou de séries como Dark Angel’ como Joshua; emprestou seu rosto ao agente Jay Swopes no remake da minissérie americanaTouching Evil’ e teve papéis como convidado em séries de televisão como CSI’, ‘CSI: Miami’, ‘Plantão Médico’, ‘Without a Trace’, ‘Dead Like Me’ e, recentemente, interpretou o personagem Harbard na série Vikings’. O ator também mostrou as caras em ‘Stargate SG-1′, como o Senhor Zipacna. Durand tem 1,98m e um físico de dar inveja a qualquer viciado em academia. Devido a isso, muitas vezes é convidado para desempenhar papéis de personagens fortões ou seguranças.

No cinema o ator já trabalhou em variadas e relevantes produções, entre elasX-Men Origens: Wolverine’, onde fez o imenso Blob e esteve no longa ‘Gigantes de Aço’ ao lado do colega Hugh Jackman. Durant também fez o Anjo Gabriel ao lado de Paul Bettany no filme Legião’, apareceu em ‘Eu Sou o Número Quatro’ no papel do Comandante da Mog e em Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos’ ele foi o personagem Pangborn. Quem acredita o ter visto, também, como o Barry Burton d o filme ‘Resident Evil 5: Retribuição’, não se enganou: Durant está lá, firme e forte, assim como em outras tantas produções que o transformaram em “figurinha repetida” nos nosso álbuns de participações constantes.

 

10. Harold Perrineau

Harold Perrineau

Harold Perrineau recebeu o papel de Link, um operador de um tanque, no filme Matrix’, lembram? Não é daí, no entanto, que você o conhece. O ator ficou conhecido mesmo pelo papel de Michael Dawson na série televisiva Lost’, além de dar uma boa explorada pelo cinema. Perrineau participou do indicado ao Oscar ‘A Hora Mais Escura’, além de aparecer em filmes como ‘Refém Assassino’, ‘O Pacto’, ‘O Natal dos Amigos Indiscretos eRomeu e Julieta’. Em seu tempo de carreira, Harold estrelou, ainda, outra série televisiva de sucesso: ‘Oz’, na qual interpretou Augustus Hill, o personagem que também era narrador da série. Para a lista: o ator atuou em Sons of Anarchy’, ‘Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais’, ‘Constantine’ e fez dublagens para o desenho ‘Phineas e Ferb’.

 

 Bônus:

Compartilhe nas redes sociais:
Ana Terra

Carioca da clara, amante de praia e do sol de 40°. Ana Terra é designer gráfica - de vez em quando modelo, de vez em quando atriz. - e fotógrafa de Instagram. Adora viajar, gosta de música e cultura e assiste a muitos seriados. Descobriu seu lado nerd quando era menina pequena no Rio, época em que jogava RPGs e virou cinéfila de carteira assinada.

Leia Também

Sete motivos para maratonar ‘Sons Of Anarchy’

Sete motivos para maratonar ‘Sons Of Anarchy’

Especial | Os Melhores Episódios de ‘Lost’

Especial | Os Melhores Episódios de ‘Lost’

Especial | Atores que amamos e seus papéis mais viscerais

Especial | Atores que amamos e seus papéis mais viscerais

Dia do Amigo | Os melhores bromances do cinema e da TV

Dia do Amigo | Os melhores bromances do cinema e da TV

Adicione Um Comentário.