American Assassin | Dylan O’Brien é treinado para matar em thriller de ação

American Assassin | Dylan O’Brien é treinado para matar em thriller de ação

Autor: 243

O que você faria se o amor da sua vida fosse assassinado bem na sua frente? Pois essa é a realidade encarada por Mitch Rapp, um agente da CIA que, após perder alguém especial, decide matar todos os terroristas que cruzarem seu caminho, um a um. Assim começa a trama de ‘American Assassin‘, novo filme de ação e espionagem da CBS Films baseado na obra best-seller de Vince Flynn.

Dylan O’Brien (‘Maze Runner’) vive um atormentado agente do departamento de antiterrorismo da CIA que passa por um rigoroso treinamento para voltar ao campo após sua tragédia pessoal. O filme também conta com Michael Keaton (‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar’), Taylor Kitsch (‘Battleship – Batalha dos Mares’) e Sanaa Lathan (‘Truque de Mestre 2: O Segundo Ato’).

Na história, um recruta de operações especiais da CIA, Mitch Rapp, é devastado pela perda de sua namorada em um ataque terrorista. A diretora adjunta da CIA, Irene Kennedy, atribui o veterano da Guerra Fria Stan Hurley para treinar Rapp, que está determinado a frustrar operações terroristas e caçar seus perpetradores. Juntos, eles investigam uma onda de ataques aparentemente aleatórios contra alvos militares e civis e descobrem um padrão que os leva a uma missão conjunta com uma agente turco letal para deter um homem misterioso com a intenção de iniciar uma guerra mundial no Oriente Médio.

Confira o trailer para adultos logo abaixo:

‘American Assassin’ é dirigido por Michael Cuesta (‘Homeland’) com roteiro de Stephen Schiff, Michael Finch, Edward Zwick e Marshall Herskovitz. O longa deve chegar aos cinemas em setembro deste ano.

Autor e personagem

‘American Assassin’ é, cronologicamente falando, o primeiro de uma série de livros de Vince Flynn com, até então, 15 obras no total. Vince começou a série com ‘Transfer of Power’, em 1999, e publicou sua ultima em 2012. Após sua morte, em junho de 2013, o autor Kyle Mills assumiu a série, publicando a décima quarta e quintas aventuras do personagem Mitch Rapp. Seu vasto conhecimento de thrillers políticos lhe rendeu destaque como consultor da série ’24 Horas’ durante a quinta temporada.

O personagem Mitch Rapp foi descrito pelo autor como sendo um super agente cujo principal objetivo é prevenir ataques terroristas contra os Estados Unidos. Ele é apresentado como um cara agressivo, disposto a tomar medidas que são mais extremas do que as consideradas comumente aceitáveis. Sua constante frustração com procedimentos e burocracia é um tema importante em toda a série. Profanação e temas adultos são comuns, por isso a série é recomendada para um público mais maduro.

Outros agentes com versões literárias

Jason Bourne

O agente Jason Bourne foi criado em 1980 pelo autor americano Robert Ludlum, responsável pela trilogia original, ‘Identidade’, ‘Supremacia’ e ‘Ultimato’. Já os livros subsequentes foram escritos por Eric Van Lustbader, autorizado pela própria família de Ludlum, falecido em 2001, a dar seguimento à história. De lá para cá, outros nove livros já foram publicados, sendo que o primeiro de Lustbader, ‘Legado Bourne’, chegou às lojas em junho de 2004. Um décimo quinto livro da série é esperado ainda este ano sob o título de ‘Iniciativa Bourne’.

Jason Bourne já ganhou versões cinematográficas duas vezes. Na primeira, em um filme feito diretamente para a televisão em 1988, ele foi interpretado por Richard Chamberlain. A segunda, e mais conhecida, é a versão iniciada em 2002 com Matt Damon no papel principal. O primeiro livro de Van Lustbader, ‘Legado Bourne’, também foi adaptado para as telonas, entretanto ele não contou com a participação de Damon – que retornou ao papel em 2016 com ‘Jason Bourne’ – ao invés disso, a história girou e torno de outro personagem, Aaron Cross, um agente fruto de outro programa clandestino da Treadstone. Cross foi interpretado por Jeremy Renner.

Jason-Bourne-2016

Jack Ryan

Outro famoso agente secreto literário a ser adaptado para as telonas é Jack Ryan. Criado por Tom Clancy em 1984, Ryan é o personagem principal de uma série de nove livros ao todo, além de aparecer como personagem secundário em outros sete. Diferente de outros espiões, como Jason Bourne ou James Bond, Ryan é um agente secreto de trabalhos mais políticos, ou seja, ele não é do tipo que coloca a mão na massa. Ao entrar para a CIA, ele se destaca rapidamente através de uma série de operações secretas contra a URSS, tornando-se diretor-adjunto da agencia. Pouco tempo depois ele começa a travar disputas políticas que, eventualmente, o levam a ir galgando seu caminho até se tornar Presidente dos EUA.

As histórias de Ryan já foram adaptadas para as telonas cinco vezes, sendo: ‘A Caçada ao Outubro Vermelho’, em 1989; ‘Jogos Patrióticos’, 1992; ‘Perigo Real e Imediato’, 1994; ‘A Soma de Todos os Medos’, 2002; e ‘Operação Sombra: Jack Ryan’, em 2014. O personagem foi interpretado respectivamente por Alec Baldwin, Harrison Ford (duas vezes), Ben Affleck e Chris Pine.

jack ryan 2

O nome Tom Clancy também é conhecido pelo público gamer, já que ele é o responsável por vários jogos de sucesso, como as séries ‘Splinter Cell’, ‘Ghost Recon’ e ‘Rainbow Six’.

+Leia também: Crítica | Operação Sombra: Jack Ryan

Jack Reacher

Jack Reacher não é bem um agente secreto, que trabalha para CIA, NSA ou outra sigla, mas suas aventuras são todas thrillers que envolvem investigações políticas e militares, disfarce, café e muita, muita bala voando. Tudo isso sem contar as qualidades de vigilantismo do personagem, que consegue se manter-se oculto das autoridades. Trata-se do personagem principal de 21 obras literárias, com a vigésima segunda prevista para ser lançada em novembro deste ano. Criado em 1997 por Lee Child, Reacher é um ex-major da Polícia do Exército que decidiu abandonar o trabalho e vagar o país como andarilho. Normalmente ele se envolve em investigações suspeitas e extremamente perigosas, por onde passa deixa um rastro de sangue e sorrisos no rosto dos que ajudou.

No cinema o personagem foi interpretado por Tom Cruise em ‘Jack Reacher – O Último Tiro’ e ‘Jack Reacher – Sem Retorno’ em 2012 e 2016.

jack reacher

Compartilhe nas redes sociais:
Everson Araujo

Jornalista, aspirante a escritor, professor de inglês, executivo e grisalho. Geek de nascença, é viciado nas melhores séries de TV, quadrinhos e animes, tanto da atualidade quanto os clássicos. Amante de cinema e crítico, Everson vê no universo dos livros a incrível sensação de escape do mundo real.

Leia Também

Crítica | Jason Bourne

Crítica | Jason Bourne

Crítica | Operação Sombra: Jack Ryan

Crítica | Operação Sombra: Jack Ryan

Crítica | American Ultra: Armados e Alucinados

Crítica | American Ultra: Armados e Alucinados

‘Em Ritmo de Fuga’ e as melhores cenas de perseguição do cinema

‘Em Ritmo de Fuga’ e as melhores cenas de perseguição do cinema

Adicione Um Comentário.